AIPETRO (2010 - 2016)
Neste projeto são desenvolvidos sistemas computacionais para o suporte à operação do processo, para o diagnóstico de falhas e para o controle avançado, os quais serão integrados à rede Petrobras e comunicar-se-ão com sistemas de automação e controle já utilizados pela Petrobras/CENPES, tais como BR-PerfeX, BR-Tuning e BR-AlarmExpert. Os sistemas serão implantados na Planta de Processamento Primário de Petróleo (5P) que está sendo construída no Núcleo Experimental Engenheiro Baruzzi (NuEx), localizado junto à Estação de Processamento de Atalaia, em Aracaju-SE, visando uma simulação prática, mas serão elaborados com o foco na aplicação à plataformas do Pré-Sal, permitindo a operação remota destas plataformas com inteligência e confiabilidade.
ALTUS/CONCLUSAO SKINPID (2012 - 2013)
O objetivo do projeto é a conclusão de um produto cujo desenvolvimento iniciou-se em outro projeto (projeto SKIN PID MASTERTOOL IEC XE - SKIN PID). O projeto anterior tinha como objetivo o desenvolvimento de uma tela de configuração/parametrização de controladores PIDS dos CLPs da empresa Altus sistemas de informática (contratante do projeto).
AUTDOC (2019 - 2020)
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um software que gere um documento de Projeto de Engenharia a partir de uma interface de entrada. A interface proposta é uma planilha eletrônica padrão para a entrada de dados. Este projeto será desenvolvido em parceria com a empresa Altus, sediada em São Leopoldo-RS e que desenvolve, fabrica e fornece equipamentos de automação industrial e serviços associados. Como se trata de um software de complexidade média pretende-se empregar uma metodologia ágil em seu desenvolvimento. Este tipo de metodologia baseia o foco do desenvolvimento nos requisitos levantados pelo cliente através da descrição de cenários. O cronograma de desenvolvimento irá prever a entrega de versões de teste ao cliente e, ao final, uma versão validada e testada.
AUTOMAÇÃO TESTES_ SMAR (desde 2023)
Este projeto tem por objetivo principal resolver o problema de automação de testes de aceitação da empresa Smar. A Smar é uma indústria que provê solução em instrumentos industriais, controladores industriais, atuadores industriais entre outros. A empresa possui um ecossistema de softwares de automação industrial e, atualmente, o problema de testes de software é uma demanda não solucionada e importante. Nesse projeto serão considerados alunos de graduação que atuarão diretamente em sua execução. Os professores que atuam no projeto atuarão com tecnologias bastante correlacionadas com as demandas tecnológicas da Indústria 4.0.
AUTOPOC (2002 - 2020)
Projeto relacionado à automação da elevação artificial, executado desde 2001 e que trata da pesquisa e do desenvolvimento de equipamentos e sistemas computacionais para supervisão, simulação, otimização e controle dos métodos de elevação artificial de petróleo. Já foram desenvolvidos vários produtos no âmbito deste projeto, sendo o sistema supervisório SISAL o de maior aplicação.
AVANÇADO_CNPQ/CONPETRO (2004 - 2006)
O objetivo do projeto foi desenvolver e aplicar técnicas de controle avançado, em particular Controle Preditivo, na Torre Desbutanizadora da UPGN-II do Pólo de Guamaré para otimizar a produção de GLP. Quatro principais atividades foram desenvolvidas em paralelo para obterem-se os seguintes produtos: Programa de controle avançado em linguagem C++; Simulação das Torres; Preditor Neural e Proposta de uma Nova Malha de Controle.
AVANSAL (2012 - 2018)
O objetivo principal deste projeto é a produção de um software para aplicação de controle avançado, implementando técnicas de controle preditivo multivariável, identificação/re-identificação de modelos e avaliação do desempenho de malhas de controle. Outro objetivo a ser atingido é a capacitação de uma equipe para dar suporte e manutenção ao sistema desenvolvido, visando a sua aplicação prática.
BCSENSOR (2010 - 2014)
O objetivo desta pesquisa é projetar e instalar em um sistema BCS um conjunto de sensoriamento formado por (sensor+interface de comunicação+ sistema de alimentação+dispositivos de alarme e trip) que permita identificar um grau mínimo de contaminação do óleo pelo fluido de produção no compartimento do sensor, logo depois do último estágio do protetor, antes de chegar ao motor. O objetivo é predizer a ação de manutenção evitando a falha catastrófica do motor. O maior desafio é adequar um sensor interno ao sistema e que seja capaz de perceber a contaminação mínima antes de atingir o motor. Depois de identificada a contaminação, o sinal deve ser transmitido ao compartimento do sensor de fundo existente e em seguida condicionado com as mesmas características do sistema original de transmissão do sinal para a superfície. O sistema original existente utiliza o próprio cabo de alimentação do motor para este fim.
BEARINGLESS_WEG (desde 2022)
Este projeto propõe realizar o sistema de controle radial em uma máquina trifásica de imã permanente aliado ao controle de torque rotacional em parceria com a Indústria WEG. Para isso, a empresa irá fornecer o hardware necessário para controle de torque de uma máquina adaptada para a operação como motor sem mancais de modo a permitir o controle de posicionamento radial de até quatro graus de liberdade de posicionamento do rotor. O controle do sistema será desenvolvido usando o processador digital da Texas Instruments TMS320F28335, que opera em 32 bits e possui o hardware de processamento em ponto flutuante.
BLOCOS FUNCIONAIS_SMAR (desde 2023)
Esse projeto, financiado pela SMAR, tem por objetivo estudar o padrão O-PAS, mais precisamente o padrão IEC61499, além de desenvolver blocos funcionais compatíveis com o padrão mencionado. Vislumbra-se também, no escopo dessa proposta, a avaliação comparativa de blocos funcionais, buscando identificar os pontos positivos e negativos dos blocos baseados no padrão IEC 61499.
BM_WEG (desde 2021)
O projeto tem por objetivo geral o estudo, desenvolvimento e implementação de técnicas de geração, interpretação de cartas dinamométricas, simulação e controle em malha fechada aplicadas ao método de elevação artificial de petróleo por Bombeio Mecânico (BM). A pesquisa está sendo financiada pela WEG
DTVZ/SONIC (2007 - 2014)
Este projeto está sendo desenvolvido pela mesma equipe desde fevereiro de 2003. Em uma primeira fase foram instalados no duto entre ETB e Upanema, da UN-RNCE da Petrobras, três pontos de coleta de dados de pressão. Cada ponto é constituído basicamente de um transmissor de pressão, um PLC e um rádio modem, instalados em painéis apropriados. Os pontos de coleta transmitem os seus dados, via rádio, para as estações mais próximas, nas quais os softwares de processamento de sinais e de supervisão estão rodando e sinalizarão os possíveis vazamentos no duto em questão. Neste primeiro projeto, os métodos implementados são baseados no ruído de pressão e no uso de redes neurais e Wavelets. Atualmente, estamos estudando e implementando métodos de detecção de vazamentos baseados em dispositivos acústicos em um outro duto da Petrobras. O sistema tem pontos de coleta de dados de pressão nas duas extremidades do duto e um sistema de processamento de sinais, com o uso de DSPs e sistemas supervisórios.
GERINF (2004 - 2006)
Neste projeto pretende-se desenvolver metodologias e processos que permitam as seguintes funcionalidades no nível gerencial da automação industrial: Definição de dados relevantes para gerência de informação; Tratamento de dados em tempo real, com propriedades de compressão, bufferização e filtragem; Integração do sistema desenvolvido com o atual sistema de informações da produção da Petrobras (SIP); Geração de relatórios para análise gerencial estratégica, incluindo gráficos e informações sintetizadas.
MONITORAMENTO DE INJEÇÃO (2014-2017)
O projeto teve como objetivo estudar uma forma de obtenção dos valores individuais das vazões de injeção utilizando perfis de temperatura no interior de poços injetores multizonas; - Substituição dos métodos tradicionais, como os baseados em flowmeter ou traçadores radiativos que apresentam alto custo e/ou pouca precisão. - Desenvolver um programa computacional que permita análise e diagnóstico de perfis de temperatura distribuída ao longo de toda a profundidade de poços injetores multizonas, de modo a auxiliar na avaliação da distribuição das vazões entre elas.
REDE DE PESQUISA NORTE-NORDESTE EM INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE (2001 - 2016)
A Rede Cooperativa de Pesquisa em Instrumentação e Controle (REDIC), aprovada pela FINEP em 2001, é formada por 12 instituições das regiões Norte-Nordeste, incluindo universidades, centros federais de educação tecnológica e institutos de pesquisa. São elas: UFPA, UFRN, UFBA, UFPE, UFCG, UFC, CEFET-RN, CEFET-SE, CEFET-BA, CEPED-BA, UNIFOR e ITEP-PE. A REDIC atualmente desenvolve pesquisas para o setor de petróleo e gás em 9 projetos, ligados aos temas medição de petróleo, controle de processos e automação da elevação artificial de petróleo. Os projetos desenvolvidos compartilham interesses mútuos, com auxílio recíproco, e visam atender as necessidades das indústrias. O trabalho em rede pretende somar esforços, agregando competências de várias instituições das regiões norte-nordeste, de modo a atender às necessidades do setor de petróleo e gás e de outros setores. Dentre estas competências podemos destacar: redes industriais, metrologia aplicada, controle avançado, inteligência artificial, microeletrônica/nanoeletrônica e instrumentação industrial.
REDIC_ADAP (2010 - 2016)
O objetivo deste projeto foi estudar teoricamente e validar em modelos de simulação, técnicas de controle adaptativo e de controle preditivo não-linear aplicadas em refinarias e plataformas de petróleo, utilizadas em conjunto com outras técnicas para a otimização dos seus processos, como por exemplo destilação, rejeição à golfadas, com maximização da produção e minimização dos custos e riscos.
REDICONT (2008 - 2012)
Objetiva a aplicação de técnicas de controle ditas não convencionais, como as preditivas (incluindo o PID preditivo), adaptativas (incluindo o PID adaptativo) e inteligentes, que são reconhecidamente eficientes no controle de plantas não-lineares. Porém, apesar deste fato, a implementação das mesmas em processos reais ainda é bastante restrita, principalmente devido à dificuldades de programação destas técnicas na instrumentação industrial atual (controladores multi e single-loop e CLPs). A idéia deste projeto é estudar e implementar estas técnicas em processos utilizados na indústria do petróleo. As técnicas de controle serão implementadas em software comunicando-se com CLPs.
SUITES DE FERRAMENTAS (2018-2021)
O objetivo é integrar os programas Dimensionador BCS e Dimensionador BCP, utilizados, respectivamente, em projetos de sistemas de bombeio centrífugo submerso (BCS) e bombeio por cavidades progressivas (BCP) à Suíte de Ferramentas (SuiteApp), além de avaliar possibilidade de incorporar programas computacionais à ferramenta integradora SuiteApp, que opera em plataforma web. A SuiteApp é uma ferramenta existente, que foi desenvolvida através da cooperação entre UFRN/CENPES/PETROBRAS e que possibilita a utilização de softwares para cálculo de pressões de fluxo, curvas de produtividade, pistoneio e simulações para bombeio mecânico (BM) com completação dupla.
TRACELIFT - MELHORIAS E ADEQUAÇÃO (2019-2021)
O objetivo desse projeto, financiado pela Petrobras, foi desenvolver uma versão do software TraceLift que venha manter as características, facilidades para o usuário e estabilidade da versão desenvolvida por Kwon Il Choi, agregando novas funcionalidades e nova interface, além de documentação adequada para programadores e usuários, possibilitando flexibilidade na importação de dados de versões anteriores, bem como geração de relatórios